segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Análise: Belgrano 3 x 2 River Plate. Estréia de D'Ale. Por Cristian Martins






Empenho e qualidade técnica não faltaram, o que faltou o resultado positivo.

Hoje tivemos a primeira partida de D’Alessandro em sua nova passagem pelo River Plate, clube que o revelou e no qual passou 12 anos.
Belgrano e River se enfrentaram pela 2ª rodada do campeonato local. O jogo aconteceu no Estádio El Gigante de Alberdi em Córdoba, na Argentina. O resultado? Não foi favorável: derrota da equipe do D’ale por 3 a 2 para o Belgrano.
D’Alessandro teve culpa pela derrota? Muito pelo contrário.
O que vimos no gramado do Gigante de Alberdi foi o D’Alessandro que conhecemos, nos acostumamos e aprendemos a prestigiar no Inter: um atleta brigador, falador, que não se esconde do jogo e com uma qualidade que poucos possuem. O ambiente era favorável, antigo clube, sem toda aquela enorme pressão que ele sentia cada vez que pisava no gramado vestindo a camisa colorada. Mas, isso não foi motivo para que ele não se doasse em campo. Participou, correu, lutou, driblou e passou com qualidade, como já é conhecido.


Porém, a noite não foi fácil para ele e seus companheiros. A volta de D’Alessandro ao River mostrou para nós colorados que alguns problemas da equipe argentina são muito parecidos com os nossos.
O D’Alessandro, camisa 22 do River foi escalado inicialmente pelo treinador Marcelo Gallardo para atuar ao lado esquerdo do volante Domingo, num
4-2-3-1 que dava liberdade para D’Alessandro se juntar aos 3 companheiros mais avançados do meio campo: Ignacio Fernandéz, Luis González e Rodrigo Mora. Assim, D’ale pode atuar começando a distribuição as jogadas nas primeiras ações de desenvolvimento do avanço do meio campo do River, mas também com a possibilidade de se aventurar mais a frente já que tinha companheiros qualificados para auxiliá-lo.



No começo da partida o primeiro susto e que mostrou o desenho do restante da partida. O meio campo qualificado do River tentava dominar o jogo e l chances para que o atacante Alario pudesse marcar gols, D’ale tentava distribuir, característica conhecida do nosso gringo. Só que o Belgrano mostrou seu oportunismo aos 13 minutos, após cobrança de escanteio D’Alessandro afastou mal a bola, que logo chegou aos pés de Etevenaux, que confiante arriscou da entrada da área e acertou a gaveta, sem chances para Barovero. Belgrano 1 a 0.
Primeiros desafios do D’ale: trabalhar para superar um déficit no placar e provar que o seu erro não seria o responsável pela derrota. Só que aos 23 minutos, após cochilo dos defensores do River, Velázquez recebeu a bola com liberdade na cara do gol para ampliar o placar. Belgrano 2 a 0.


Primeiro sucesso de D’ale: participou do primeiro gol da equipe de Gallardo. Aos 26, após cobrança curta de escanteio, D’ale percebeu Domingo livre na entrada da área do Belgrano, tocou pra ele que recebeu, cortou o marcador e chutou no canto marcando um belo gol. Gol com participação do nosso gringo!
O River foi pra cima em busca do gol, em uma bela jogada D’Alessandro recebeu na ponta da grande área, só que o arremate cruzado não foi bom, ele chutou muito alto. Aos 45, mais um cochilo da defesa do River, bola atravessada para Etevenaux na pequena área marcar o seu segundo gol e colocar 3 a 1 no placar.
No segundo tempo, as propostas continuaram as mesmas, só que o Belgrano com o conforto do placar a favor. O gol de desconto chegou aos 23 minutos numa cabeçada de Alonso no canto direito do goleiro do Belgrano. D’ale se mostrou mais concentrado e confiante na segunda etapa. Por diversas vezes carregou a bola, fez alguns dribles de efeito, jogadas rápidas e inteligentes, além de outras tentativas de criação de jogadas.




Após o jogo e a derrota pude observar que o D’Alessandro terá mais liberdade para atuar no meio campo do River do que tinha ultimamente no Inter. Aqui, D’ale muitas vezes era obrigado a ficar centralizado distribuindo o jogo devido a falta de companheiros com qualidade para dividir a função e a fluidez do jogo colorado, o que o sobrecarregava e não dava a dinâmica necessária ao ataque. 
No River, enxergo que Gallardo que somar D’Alessandro junto ao meio campo que tem jogadores de qualidade e ainda conta com opções como Pisculichi que ficou no banco e Pity Martínez que entrou no segundo tempo da partida.
O River Plate está proporcionando um ambiente mais tranquilo para o D’ale trabalhar e mostrar o seu potencial e esperamos que dê frutos nesse ano de empréstimo, culminado principalmente com o título da Libertadores.(risos)
Encerro com uma frase do comentarista da ESPN argentina ao final da partida: “D’Alessandro tecnicamente está impecável. Sem dúvidas.”.
Boa sorte D’ale!







Cristian Martins é jornalista, formado pela FEEVALE!


   fotos: Twitter @teamdale10


4 comentários:

  1. Jogou muito bem...em plena forma aos 36 anos...

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com essa derrota que ele volte melhor do que foi para que tape a boca dos colorados que adoram vaiar,é pra essa imprensa que adora falar mal dele........vai Dale faz suscesso lá pois um time não é de um jogador são 11 ,é pra vocês que fizeram esse lindo texto parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim!!D'Ale vai mostrar toda a sua qualidade com o devido entrosamento com o restante do time!! Torço MUITO por D'Ale,que tenha sucesso e que volte em 2017 para encerrar sua brilhante carreira,muito mais no Inter que em outro lugar!!SALVE,SALVE,ANDRÉS D'ALESSANDRO,nosso Eterno Ídolo!!E os "Corneteiros?Estou acabando,um por um,pois sei exatamente quem são!!Belo trabalho aqui,minha amiga,com teu blog de sucesso indiscutível!!E um abraço pra Sueli,que sabe tudo!!"Vamo,Vamo"Inter!!D'Ale,te esperamos!!

    ResponderExcluir
  4. Regis Antonio Internacional!!Teremos que trocar o nome,minha amiga!!No Google espero corrigir!!Abraço!!

    ResponderExcluir