quinta-feira, 5 de março de 2015


A JÓIA DE D’ALESSANDRO

por André Kfouri em 05.mar.2015 às 8:55h
Créditos a Lancenet.

O primeiro gol do Internacional na vitória sobre o Emelec (3 x 2: Nilmar, Burbano, Mena, Alex e Réver) reúne os melhores momentos dos jogos de ontem.

O passe de Andrés D’Alessandro para Nilmar é uma obra de arte absoluta, que merece ser vista e revista como são os trabalhos de pintores geniais, expostos nos museus do mundo.

É um exemplo claro do que se chama de “controle dos tempos” em um jogo de futebol. Algo raro de se observar porque não há mais tantos jogadores capazes de interferir nas ações dessa maneira.

Um modelo de movimento lento que acelera a jogada. Coisa para poucos.

Muitos elementos precisam estar em perfeita sincronia para que um gol como esse se materialize. O primeiro é a capacidade de dominar a bola e processar a posição de companheiros e adversários, antecipando como se dará a progressão do lance. Material genético de meias como D’Alessandro.

O segundo tem a mesma importância, mas nível de dificuldade superior: qualidade técnica para fazer o passe com direção, velocidade e movimento precisos.

Aí entra a cumplicidade com o receptor, que precisa acompanhar o raciocínio e fazer sua parte, ou seja, garantir que não se colocará em impedimento ao se deslocar para o gol.

Nilmar foi exemplar. Executou com maestria a rota diagonal para vencer a última linha de defensores do Emelec e encontrar a bola no ponto combinado. Mais: o vídeo mostra o atacante do Internacional apontando o espaço, exatamente no instante em que D’Alessandro puxa a bola para o pé esquerdo e ergue a cabeça para ler o campo.

A trajetória da bola foi sob encomenda, levemente para o meio, dando a Nilmar a oportunidade de levar vantagem na disputa com o zagueiro e concluir o lance com o pé direito.

É o tipo de associação que parece simples, mais um motivo para ser aplaudida.

Este post foi publicado quinta-feira, março 5th, 2015 às 8:55 na categoria futebol, internacional,libertadores.

2 comentários:

  1. Aplaudido sempre,....D'Ale você é 10....<3
    Luinter

    ResponderExcluir
  2. Dois mitos que jogam juntos e. pra minha absoluta sorte, no MEU TIME!!!

    ResponderExcluir