sexta-feira, 5 de abril de 2013

INTER DAS GLÓRIAS!!

                                          www.internacional.com.br      
Os grandes responsáveis pela fundação do Internacional foram os irmãos Henrique, José e Luís Poppe. Recém chegados de São Paulo, procuraram um clube para a prática desportiva como eram novos na cidade, foram rejeitados por todos, inclusive o Grêmio. Revoltados com tal descriminação fundaram, em 1909, o Sport Club Internacional aberto a todos - fossem eles brasileiros ou estrangeiros.
A primeira diretoria colorada foi escolhida em uma reunião realizada na Avenida Redenção, 211 (atual Av. João Pessoa, 1.025), na noite de 11 de abril. Mais de 40 pessoas participaram da escolha do nome Internacional, que homenageou a Internazionale de Milão, de onde os pais dos Poppe vieram, e do Internacional (já extinto), da capital paulista de onde vieram os irmãos. 
 Neste mesmo dia, houve uma divisão na escolha das cores do uniforme do novo clube - seria o vermelho ou o verde? A decisão veio do carnaval de rua entre Venezianos (vermelho) e Esmeraldinos (verde) - o resultado final da votação deu a cor vermelha e branco, ficando assim até os dias atuais.O primeiro presidente do Sport Club Internacional foi João Leopoldo Seferim que tinha 17 anos quando foi eleito para comandar o Clube. Mas, o presidente de honra tinha que ser mais velho e com prestigio indiscutível na cidade- e assim ocorreu. Foi escolhido para o cargo o diretor da Limpeza Pública e líder político distrital, capitão Graciliano Ortiz.

                                   Hino do Inter
      No final dos anos 50 o Inter sentiu necessidade de ter um hino, uma canção formal de celebração dos sentimentos colorados. Fez-se um concurso, houve muitos candidatos mas nenhum dos hinos satisfez a alma colorada como aquele que fora feito numa tarde de sofrimento de torcedor.O torcedor era Nélson Silva, carioca, compositor de morro, e que morava em Porto Alegre.
O Inter desandava contra o Aymoré, o ano era 57. Ele escutava o jogo e esperava a namorada Ieda, mas esqueceu o compromisso daquela tarde. Sentou brabo na mesa de um bar em frente, e por razões de quem é artista, começou a escrever um hino de louvação ao Inter.

Quando concluiu a última estrofe com o Clube do povo/ do Rio Grande do Sul, teve a sensação de que era isto que seria cantado pelo torcedor.
Foi o que aconteceu, Celeiro de Ases é hoje o hino oficial do Internacional e do torcedor colorado.

Simbolo do Inter   

O primeiro distintivo do Sport Club Internacional era formado com as iniciais - SCI - bordadas em vermelho sobre fundo branco, sem a borda também vermelha que apareceu logo em seguida.

Mais tarde aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre fundo vermelho.

Conquistas


  • 12/10/1909: obteve sua primeira vitória: Inter 2x1 Militar, de Porto Alegre
  • 1913: ganha o primeiro título de sua história: o Campeonato Metropolitano (invicto)
  • 1915: Primeira vitória em  greNAL Inter 4 x 1 Grêmio
  • 07/09/1927: conquista o primeiro título estadual ao bater, na final, o Grêmio Bagé por 2 a 1.
  • 1948 : A maior goleada do colorado em Gre-Nais , na partida final do campeonato da cidade de Porto Alegre - Inter 7x0 Grêmio, com gols de Villalba (4), Carlitos (2) e Roberto (1).
  • 1950: o antigo estádio dos Eucaliptos (de sua propriedade), sedia 2 jogos da Copa do mundo
  • 1957 : cria o hino oficial em um concurso: "Celeiro de Ases", de Nélson Silva
  • O Beira-Rio é inaugurado em 06 de abril de 1969 na partida Inter 2x1 Benfica, de Portugal. Claudiomiro fez o primeiro gol do novo estádio. No dia seguinte, a seleção Brasileira vence a do Peru por 2 a 1, na inauguração dos refletores.
  • 1° título nacional, em 14/12/1975: Com Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio e Chico fraga; Caçapava, Falcão, Carpegiani; Valdomiro (Jair), Flávio e Lula em campo, além do técnico Rubens Minelli, ao bater o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Elias Figueroa - o palco foi o Beira Rio. O Inter repetiria a coquista em 1976 e 1979 (este, de forma invicta).
  • 2006 : a Taça Libertadores da América, vencendo, na final, o São Paulo e o III Mundial de Clubes da FIFA, derrubando o poderoso Barcelona por 1 a 0.
  • 7 de junho de 2007: A equipe colorada goleou o Pachuca do México por 4 a 0 no Beira-Rio, e conquistou o inédito título da Recopa Sul-Americana.
  • 2008:Dubai Cup, Campeão Gaúcho, Campeão INVICTO da Copa Sul-Americana
  • 2009 :Copa FGF (atuando com o Inter B),Bicampeão gaúcho,Campeão da Copa Suruga Bank
  • 2010 :Bicampeão da Copa FGF (atuando com o Inter B),Campeão do Torneio Fronteira da Paz,Bicampeão da Libertadores da América,
  • 2011 :Campeão do Gauchão,Bicampeão da Recopa Sul-Americana
  • 2012 : Bicampeão Gaúcho 
  • 2013 : Tri Campeão Gaúcho 
  • 2014 : Tetra Campeão Gaúcho
  • 2015 : Penta Campeão Gaúcho
                                                     MUSEU DO INTER







              
    Fotos Museu: Rosita Buffi Fotos: Acervo Blog;Alexandre Lops



0 comentários:

Postar um comentário